Acessórios geométricos: Entenda o impacto que causam na sua identidade visual

As tendências da moda na joalheria se inclinam para dois extremos: joias robustas e impactantes; e joias elegantes e delicadas.
As peças geométricas são aquelas que reúnem linhas dramáticas, angulares, formas exacerbadas e muitas vezes diversas formas na mesma peça.
Mas você sabe que efeito os acessórios geométricos têm na sua identidade visual?
Conheça mais a respeito!
Acessórios geométricos e a identidade visual
Cada pessoa carrega consigo sua identidade e a imprime de diversas maneiras: na forma como se comunica, como gesticula, como escreve e, claro, como se produz.
Na verdade, as roupas e acessórios são verdadeiros envelopes que emolduram a forma como cada um se apresenta ao mundo.
Enquanto algumas pessoas são mais contidas, tímidas e retraídas, no extremo oposto outras pessoas fazem questão de demarcar a sua presença.
No entanto, não existe certo ou errado. Existe a forma como cada um se enxerga e como quer se apresentar ao mundo.
Elementos geométricos, ao serem introduzidos na comunicação visual de uma pessoa, refletem dinamismo, modernismo e jovialidade.
Isso porque os ângulos e o mix de formas inconscientemente nos levam a ter essa percepção. Algumas pessoas adotam estratégias para “quebrar” essa percepção e tornar o conjunto mais harmônico.
O corte de cabelo, o acabamento, a maquiagem e a roupa usada ajudam a complementar o visual e resultar na mensagem que você quer passar.
Acessórios em círculo
O círculo na identidade visual e nos acessórios geométricos ajuda a reforçar padrões contínuos e linhas curvas. Especialmente indicados para quem deseja “quebrar” linhas muito angulares na face, ele está presente nos brincos de argola, piercing fake, gargantilhas e elos.
O círculo também representa movimento e feminilidade, além de dar a sensação de infinitude – por não ter começo e fim.
Acessórios quadrados
As formas quadradas são ideais para quem busca ângulos bem delimitados.
As 4 arestas com tamanhos iguais representam a perfeição das proporções. As formas estáticas dos quadrados e retângulos costumam ser valorizadas por pessoas com face arredondada, já que os ângulos dos acessórios ajudam a equilibrar as proporções.
Essas formas representam a seriedade e tradicionalidade.
Acessórios em triângulo
O triângulo tem relação íntima com o simbolismo. Tanto é que ele está presente em muitas religiões, cultos e símbolos há séculos.
Proatividade, energia, equilíbrio e movimento são algumas sensações proporcionadas pelos triângulos, que podem estar presentes na forma de pingentes, brincos, pulseiras e afins.
Linhas horizontais
Essa forma lembra o horizonte. Quanto mais rígida, mais imponente ela é. É um padrão que transmite calma, proximidade e estabilidade.
Se você quer passar uma imagem acessível, acessórios com linhas horizontais podem fazer sentido na sua estratégia de estilo.
Além disso, esse tipo de linha está relacionado ao estilo elegante e tradicional. Aposte sem medo se este é o seu objetivo!
Linhas verticais
Por último, mas não menos importante, as linhas verticais representam controle, força e sustentação.
Esta linha é mais sexy e remete ao poder. Brincos, pulseiras e colares com linhas (rígidas ou maleáveis) verticais dão a sensação de afastamento e indicam uma personalidade imponente.
Mas é importante lembrar que essas “sensações” são despertadas, na maioria das vezes, de forma inconsciente.
Mesmo que as pessoas não associem uma forma à identidade, no subconsciente, sua imagem e sua “autoridade” está sendo trabalhada e reconstruída a cada momento – e é aqui que reside a importância de escolher os acessórios conforme a comunicação que você busca transmitir!